CÂMARA MUNICIPAL DE CARIACICA - ES

RESUMO DE SESSÃO
Sessão Solene - Dia do Cidadão Cariaciquense
Na noite da última quinta-feira (14/07), a Câmara Municipal de Cariacica realizou a tradicional Sessão Solene em comemoração ao Aniversário de Emancipação Política da Cidade e de entrega de medalhas e títulos. Normalmente, a Sessão Especial de entrega das premiações e honrarias acontece no mês de Junho de todos os anos, em consonância com o aniversário da cidade. Contudo, considerando que nos últimos 02 (dois) anos não foi possível realizar essa sessão, em virtude da pandemia do Coronavírus, neste ano, a Câmara de Cariacica optou por realizá-la no Auditório do Colégio Adventista de Cariacica, em São Conrado. Na solenidade, os Vereadores entregaram um cheque simbólico ao secretário-chefe de Gabinete Rogério Santos Guimarães, representando o prefeito Euclério Sampaio, no valor de R$ 1.5 milhão, quantia que trata-se do duodécimo orçamentário, que corresponde a repasses realizados pelo Executivo e será devolvida aos cofres da Prefeitura de Cariacica para que realize investimentos na cidade. A Câmara já havia devolvido mais de R$ 500 mil no início do ano, referente ao duodécimo de 2021. Esse valor devolvido pela Câmara poderá ser aplicado em importantes áreas como saúde, educação, assistência social, obras, entre outras. Durante a sessão solene de comemoração aos 132 anos de Cariacica, foram concedidas as medalhas de Comenda Mérito Legislativo e Comenda Moxuara, e os Títulos de Cidadão Cariaciquense e Honra ao Mérito, para mais de 140 personalidades da cidade, incluindo autoridades, pessoas, instituições e entidades de diversas áreas que, em certo momento da história do município, prestaram serviços relevantes ao Poder Legislativo Municipal ou que tiveram repercussão e recebeu a admiração da sociedade. A mais alta honraria conferida pela Câmara Municipal de Cariacica, a Comenda Mérito Legislativo, foi concedida ao Desembargador do Egrégio Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Doutor Telêmaco Antunes de Abreu Filho, e ao advogado, Doutor Altamiro Thadeu Frontino Sobreiro. A solenidade encerra oficialmente a programação do aniversário da cidade, que no mês de junho, completou 132 anos de história.
Julho Amarelo
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. – Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina. – Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo. – Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina. – Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D. – Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.
Junho Vermelho
O próximo dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano. Durante todo o mês de junho, Secretaria da Saúde (Sesa), chama atenção para a campanha Junho Vermelho, com destaque para a importância dessa ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura. É essencial, enfatizar que, uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas. A diretora geral do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), Marcela Gonçalves Murad, explica que a campanha é fundamental para reforçar na sociedade a importância da doação. É uma forma de sensibilizar as pessoas, além de estimular quem já doou em algum momento a se lembrar da importância de retornar com as doações. Neste período, muitas pessoas são estimuladas a realizarem sua primeira doação”, disse Marcela Murad. Não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias, acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras, entre outras situações, assim, como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Dia das Mães