Na ultima segunda-feira (27) aconteceu a Audiência Pública - Desafios da Saúde em Cariacica, realizada pela Comissão da Saúde.

Audiência Pública da Saúde encaminha resultados para autoridades

A Comissão de Educação, Saúde, Turismo e Assistência Social do Município de Cariacica realizou na noite desta segunda-feira audiência Pública (27), no Plenário da Câmara Municipal de Cariacica, quando os moradores tiveram a oportunidade de questionar e debater o setor de saúde no município. O resultado da audiência pública, incluindo o questionamento de todos os presentes, será encaminhado ao prefeito do município, a Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério Público.

Além dos membros da Comissão, composta do vereador e presidente da Comissão, André Lopes, o vereador e secretário Léo do IAPI e o vereador e Relator Jorge da Rocha Cardoso (Jorjão), a secretária municipal de Saúde, Elizabeth Pinheiro de Albuquerque, Célia Maria Vilarino, representando o Conselho Municipal de Saúde, Valeska Fernandes Morais de Souza, representando o Sindicato das Enfermeiras, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), lideranças comunitárias e comunidade de forma geral.

Também é cogitada uma audiência pública para o setor na região 1 e a produção de um documento para fazer uma reunião com o instituto vencedor do certame do processo de terceirização da saúde. “O município tem a força-tarefa que seja universal e que tenha de fato um excelente produto final para o usuário do SUS”, comentou André Lopes, presidente da Comissão.

O vereador André Lopes questionou a secretária de saúde para a possibilidade de inclusão de um membro da comissão da Câmara na comissão que avalia os serviços da OSs, a ampliação da residência médica no município, comissões de avalição de UBs como uma política municipal e regionalização dos serviços de farmácia e vacinação “Ao meu modo de ver, é acabar com as Unidades Básicas de Saúde, pois são os dois principais serviços oferecidos”, comentou.

O vereador Jorjão ressaltou o comprometimento da comissão de saúde para uma melhor qualidade no setor. O vereador Léo do IAPI disse que todos os segmentos da sociedade foram convidados para a audiência. Também participaram dos debates os vereadores Renato Machado e Celson Andreon.

Veja as fotos da Audiência Pública clicando no Link: http://www.camaracariacica.es.gov.br/galeria#prettyPhoto[mixed231]/0/

Data de Publicação: terça-feira, 28 de maio de 2019