ABRIL AZUL

Abril Azul: Mês de Conscientização do Autismo! Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. Mas o que de fato é o autismo? Estabelecido pela Organização das Nações Unidas -ONU, o mês de abril é marcado pela cor azul como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apesar de suas dificuldades de interação social, os autistas fazem parte da sociedade e têm os mesmos direitos de todos. Conhecer sobre o tema é uma das formas encontradas para diminuir a discriminação. Por isso, dedicar um mês a assunto é tão importante. Vamos entender o conceito de autismo?! O que é o autismo? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Esses sintomas configuram o núcleo do transtorno, mas a gravidade de sua apresentação é variável. E embora não haja cura, o diagnóstico e intervenções precoces podem alterar o prognóstico e suavizar os sintomas. Como identificar o autismo? O autismo pode ser identificado desde o primeiro ano de vida, embora seu diagnóstico geralmente se dê entre os 4 e 5 anos. Certas características, tais como dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado, comportamentos repetitivos ou metódicos, podem indicar a presença do TEA. O que causa o autismo? Apesar de não possuir causas totalmente conhecidas, há relatos de determinados fatores que contribuem para que uma criança venha ao mundo com autismo, como estresse, exposição a substâncias tóxicas, desequilíbrio metabólicos, infecções e complicações durante o período de gravidez. Capacidade do autista: Apesar das dificuldades que um autista encontra para realizar algumas atividades, por outro lado quando se foca em determinada prática, consegue desempenhar suas funções com excelência e adquirir habilidades incríveis.

01 de abril de 2022 às 00h00.

Abril Azul: Mês de Conscientização do Autismo!

Vamos entender o conceito de autismo?!

O que é o autismo?

Como identificar o autismo?

O que causa o autismo?

Apesar de não possuir causas totalmente conhecidas, há relatos de determinados  fatores que contribuem para que uma criança venha ao mundo com autismo, como estresse, exposição a substâncias tóxicas, desequilíbrio metabólicos, infecções e complicações durante o período de gravidez.

Capacidade do autista:

Apesar das dificuldades que um autista encontra para realizar algumas atividades, por outro lado quando se foca em determinada prática, consegue desempenhar suas funções  com excelência e adquirir habilidades incríveis.