Direitos Humanos vai para Secretaria de Assistência Social visando melhorar políticas sociais

A transferência da área de direitos humanos para a Secretaria Municipal de Assistência Social é a medida adotada na Prefeitura de Cariacica em buscar de avanços em políticas sociais na cidade, segundo informou ao presidente da Câmara, César Lucas a recém-empossada, gerente da área, Elizabeth Pinheiro de Albuquerque.  Também participaram da reunião representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O presidente da Câmara defendeu o fortalecimento do comitê gestor de políticas sociais de forma integrada unindo, além da área de direitos humanos e assistência social, a saúde, educação, esporte, cultura e segurança, governo e vice-prefeito, de forma transversal.

“Precisamos de um comitê com políticas públicas com lideranças. Tudo tem custo reduzido quando lidamos com prevenção.

Assim, direitos humanos é proteger a vida das pessoas da periferia e de minorias que são os que mais sofrem na sociedade”, comentou o presidente.

De acordo com a gerente, “o objetivo é dar força de trabalho e profissionais qualificados para a área”, comentou.  Para ela, o passo seguinte é fortalecer e/ou dar continuidade as ações em curso, fazendo prevalecer à legislação.

Dentre as iniciativas previstas está o projeto Maria Mais, grupos de trabalho com a presença da Câmara Municipal e OAB, buscar captar recursos para investimentos, realização de pesquisas que aponte soluções para reduzir a desigualdade e a violência e fortalecimento da atenção à mulher e a criança.

E ainda identificar todos os atores, criar espaços de discussão para organização e fortalecimento de estratégias, junto aos conselhos instituídos (diversidade sexual, negro, juventude, direitos humanos, da mulher, criança e adolescente, idoso, deficiente).

Data de Publicação: terça-feira, 16 de julho de 2019