Avanços em inovação e tecnologias é a proposta de vereadores para a agricultura

Avanços em inovação e tecnologias é a proposta de vereadores

para a agricultura

Planejar o setor de agricultura em longo prazo, mediante uma gestão que privilegie a inovação e as novas tecnologias disponíveis, foi a principal proposta defendida pelos vereadores de Cariacica, durante a reunião realizada com o secretário de agricultura do município, Antônio Carlos Cesquim Diniz. O encontro é mais um de uma série de reuniões dos representantes da Câmara Municipal com os administradores das pastas municipais, quando são feitos diagnósticos das áreas e propostas soluções para municipalidade como um todo.

“A cidade necessita de um maior desenvolvimento de políticas para a área - tendo em vista também programas estaduais e federais - fazendo com que promova uma evolução da economia e, por consequência, da cidade como um todo”, disse o presidente da Câmara, César Lucas. Também participaram da reunião os vereadores Amarildo Araújo e Jorge da Rocha Cardoso (Jorjão).

Para o presidente, o trabalho da população de 280 agricultores, apesar de reduzida, com investimentos tecnológicos e inovadores, pode ser uma opção de progresso para a Grande Vitória. Além disso, o fator de ter a Ceasa instalada no município de Cariacica é uma vantagem em relação aos demais municípios.  Importante também ressaltar que a área rural corresponde a 46% de todo o município, já se levando em conta a área da Reserva Ambiental de Duas Bocas.

Projetos

A Patrulha Rural Mecanizada de recuperação e manutenção das estradas rurais, bem como o atendimento e capacitação dos produtores foram alguns dos projetos citados pelo secretário de agricultura de Cariacica.

Como prioridades, a Política de Abastecimento que engloba o Programa de Aquisição de Alimentos - adquirindo produtos da Agricultura familiar, para depois realizar as doações a entidades sócio assistenciais e famílias de vulnerabilidade social – e o Serviço de Inspeção Municipal,  fiscalizando produtos de origem animal.

A política de incentivo a agricultura familiar subsidia até 20/horas ano por produtor, nos trabalhos com máquinas nas propriedades. O secretário citou também que 80 quilômetros de estradas rurais foram recuperados com a utilização de revsol.

Quanto as Feiras Orgânicas, atualmente, 40 pequenos agricultores familiares atuam no sistema de produção. Também citou os avanços com a estruturação com da piscicultura e o apoio ao agro turismo, que inclusive, chegou a levar a Secretaria de Agricultura a conquistar um prêmio do Inoves. Por fim, o Incaper, por meio de um convênio com a Secretaria, tem proporcionado assistência aos produtores no escritório local.

Data de Publicação: sexta-feira, 26 de abril de 2019