Vereadores pedem interação das Secretarias durante reunião com o Secretário de Esporte do Município.

A necessidade da integração entre a Secretaria de Esportes e as demais pastas, notadamente de Educação, Assistência Social e Saúde, resultando na formação de um comitê, voltado para contribuir na busca de soluções para o problema social que enfrenta o município de Cariacica. A proposta foi defendida pelos vereadores da Câmara Municipal, durante a reunião realizada na tarde desta terça-feira (15), no gabinete do secretário de Esportes e Lazer, Edvaldo Erlacher.

“Percebemos um abandono do poder público com a periferia. É preciso a interação que inclua profissionais de Educação Física e psicólogos, por exemplo. Nossa preocupação é, principalmente com aqueles que necessitam de estudo, do consumo do leite diário, oriundo de famílias, que tem os pais vitimados pelo vício do em crack, dentre outros”, comentou o presidente da Câmara, César Lucas.

Sobre a utilização do Estádio Kleber Andrade, hoje com uma parceria para o projeto Superação Fitness, recebeu do presidente César Lucas a proposta de instituir um responsável do município para atuar como gestor, incentivando a trabalho turístico, como por exemplo para as visitações ao estádio. Outra proposta foi à criação de um espaço para galeria dos ídolos do município capixaba.

Participaram da reunião, além do presidente da Câmara e do secretário, os vereadores Broinha, Edgar do Esporte e Itamar Freire. Durante a reunião, também foram abordados outros temas a respeito de projetos, planejamentos, conquistas e forma de atuação da Secretaria de Esportes de Lazer.

De acordo com o secretário o intuito agora é de que, com a inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte, disseminar outros Núcleos de Atividades esportivas em Cariacica, com a formação de base no esporte. O local será localizado em Itacibá e Nova Brasília, um novo complexo para a prática de atividades esportivas. O secretário mencionou também a respeito do Núcleo de Exercício Físico Orientado, que norteiam as ações da pasta, além da Bolsa Atleta, Cariacica Saudável e Escolinhas de Futebol, os Campeões do Futuro, em parceria com o Governo do Estado, o Centro Escolar de Atletismo e o programa Segundo Tempo, voltado aos jovens.

De acordo com o Erlacher, a Secretaria tem pautado sua atuação em leis, como a adequação da lei da bolsa-atleta e lei do Conselho Municipal do Esporte. Outros avanços são os indicadores e informações sobre a área, que estão agora disponíveis, até para atender as exigências da Lei de Acesso à Informação. “O avanço pretende mostrar como o investimento no esporte, pode fazer o município economizar em outras áreas prioritárias como a Saúde”, comenta.

O secretário também, respondeu  que irá contribuir para o avançar no acesso aos campos, geridos por instituições credenciadas, como do Palmeiras, do Figueirense, dentre outros e em bairros, como Nova Rosa da Penha, que carece de atendimento neste sentido.

Data de Publicação: segunda-feira, 22 de abril de 2019