SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE É CONVOCADA PELA COMISSÃO PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE É CONVOCADA PELA COMISSÃO PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS

      Na última quarta-feira, a Secretária Municipal de Saúde, Elizabeth Pinheiro de Albuquerque esteve no Plenário da Câmara Municipal de Cariacica para prestar esclarecimentos. A convocação foi feita pela Comissão de Educação, Saúde, Turismo e Assistência Social. Na ocasião, a titular da pasta fez uma breve abertura falando sobre sua trajetória profissional na área de saúde desde 1974 e logo em seguida os vereadores presentes tiveram a oportunidade de fazer os mais diversos questionamentos referentes a problemas que o Município de Cariacica enfrenta na saúde pública.

      Elizabeth assumiu a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica há cerca de 60 dias. Muitos vereadores fizeram questionamentos sobre unidades de saúde de bairros e regiões específicas, porém o tema da terceirização do PA do Trevo foi abordado por quase todos os presentes. Os parlamentares também foram bastante enfáticos ao destacar o problema da falta de vacinadores nas unidades básicas de saúde.

      O Presidente da Comissão de Educação, Saúde, Turismo e Assistência Social, Vereador Wander Portilho destacou que a população de Cariacica sofre muito com a falta de investimentos na saúde pública do Município. Segundo ele, é angustiante ver pessoas passando madrugadas em filas até mesmo debaixo de chuva para pegar uma senha e marcar uma consulta. “Precisamos urgente da informatização do sistema de marcação de consultas aqui na nossa cidade. O que acontece hoje é uma falta de respeito muito grande com o ser humano.”, destacou Wander.

      O Vereador Léo do IAPI falou sobre a quantidade de pessoas que poderiam estar sendo beneficiadas com a UPA de Flexal II que ainda não está funcionando. E também cobrou providências da Secretária para que a unidade seja inaugurada, afinal a obra já está há mais de um ano pronta. A Vereadora Ilma Siqueira foi bastante enfática ao cobrar melhorias na estrutura física dos postos, mas também investimentos em pessoal. Segundo ela, é preciso que as unidades disponham de médicos para atender o cidadão.

      Uma preocupação do Vereador Edson Nogueira é a falta de valorização dos profissionais de saúde no Município de Cariacica. Além disso, o parlamentar também cobrou a contratação de enfermeiros e vacinadores e a agilidade na informatização do sistema para marcação de consultas online. “Quero também demonstrar minha indignação por terem deixado a Zoonose acabar. Cachorros estão soltos nas ruas transmitindo doenças ao cidadão e não temos mais o sistema de castração e recolhimento de animais.”, enfatizou Edson Nogueira.

      O Vereador Joel da Costa perguntou como a saída dos médicos cubanos afetou a estrutura de saúde do município e também questionou sobre a oferta de especialidades, principalmente cardiologia e neurologia. “Quero dizer que no ano passado fiz duas emendas de 200 mil reais para melhorias nas unidades de saúde de Santana e Graúna. Estas duas emendas estavam dentro da programação de 2018 e até hoje nada foi feito. Quero saber quando as melhorias serão realizadas.”, perguntou o parlamentar que também sugeriu que sejam contratados vigilantes para os postos de saúde.

      Alguns pontos específicos sobre a administração do PA do Trevo foram abordados pelo Vereador Professor Elinho. Ele pediu que a Secretária Elizabeth falasse sobre o custo do PA por mês e caso seja privatizado qual será o percentual investido pelo governo municipal, estadual e federal. “A maior reclamação do munícipe de Cariacica é a saúde. De cada 10 pessoas entrevistadas, pelo menos sete falam que o maior problema da cidade são as condições precárias de saúde.”, acrescentou Elinho.

      A Secretária Municipal de Saúde esclareceu alguns pontos que foram questionados e outros pediu um tempo para buscar as informações e responder com embasamento. Segundo ela o Município possui 28 unidades básicas de saúde, 5 com uma ótima estrutura, 4 sendo reformadas com recursos de emendas de deputados federais e as demais precisando de melhorias para atender de forma adequada a população. Elizabeth falou também que o município está adquirindo o sistema de informática necessário para a implantação do prontuário eletrônico e marcação de consultas online. E que os testes devem começar ainda este ano.

      A titular da pasta da saúde informou que está em andamento a contratação da empresa que vai realizar processo seletivo para chamar 150 agentes comunitários de saúde e 50 agentes de endemia. Ela afirmou que a saúde básica precisa de muitas melhorias e que isso sendo feito, a tendência é que o PA do Trevo não seja tão demandado, uma vez muitas necessidades podem ser resolvidas em postos de saúde. Com relação às consultas com especialistas, ela garante que em breve o município terá um centro com especialidades e equipamentos disponíveis. Sobre vacinadores, a Secretária falou que o processo para contratação destes profissionais já foi autorizado e que além disso, o município já chamou 21 enfermeiros recentemente e está chamando 7 médicos.

      A Secretária de Saúde tem 20 dias para responder todas as perguntas dos vereadores em um relatório, caso não faça, será convocada novamente pela Comissão.   

 

Data de Publicação: sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Departamento de Comunicação
Juliana Garcia(GERENTE DE COMUNICAÇÃO)
Roger Nascimento(ESTUDANTE DE JORNALISMO)
Câmara Municipal de Cariacica
comunicacao@camaracariacica.es.gov.br
Telefone:(27) 3343-2350 / (27) 99518-5171

ACOMPANHE A CÂMARA

Plenário Vicente Santório Fantini
Recursos Humanos
Procuradoria
Administração
Serviços Gerais
Setor Legislativo
Protocolo

Endereço:
BR 262 - Km 3,5 - s/nº - CEP: 29.140-052
Campo Grande - Cariacica/ES


Telefone: (27) 3226-8255


Presidência
Gabinete dos Vereadores
Setor de Comunicação
Setor de Licitações
Secretaria de Finanças

Endereço:
Rua Waldemar Siepierski nº200
Edifício Villagio Campo Grande
CEP: 29.147-600 - Rio Branco
Cariacica/ES


Telefone: (27) 3343-2350

Horário de funcionamento da Câmara:
Segunda a sexta-feira das 08:00 às 18:00 horas

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Segundas e quartas-feiras às 15:00 horas

E-mail: comunicacao@camaracariacica.es.gov.br