Câmara abre espaço para o “TEABRAÇO” falar sobre autismo.

A munícipe Sabrina Nascimento Dantas, é assistente social e mãe de uma criança autista e faz parte do grupo “TeAbraço”, que há dois anos surgiu na cidade de Cariacica por meio da união de pais e mães de crianças autista para falar abertamente sobre o assunto.

O autista são pessoas que sofrem do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma doença de ordem mental que dentre os sintomas estão às fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. Segundo o “TeAbraço”, o autismo pode ser superado com respeito, informação, tolerância e políticas de apoio.

A ideia de criar o grupo surgiu em 2016 após o primeiro fórum da APAE Cariacica para falar sobre o assunto. “No estado a APAE é a única entidade que oferta serviços para o autismo. Em nossa saúde pública, por exemplo, não tem um protocolo de atendimento para o autista, precisamos mudar isso. Uma família recebe o diagnóstico da doença e depois ela faz o que? Precisamos construir uma legislação voltada para o autismo.” Esclareceu Sabrina.

O “TeAbraço” tem como objetivo fortalecer o debate sobre políticas públicas voltadas para o autismo. “Não existe somente crianças autistas, o autista cresce e envelhece.” Lembrou.

Segundo o “TeAbraço”, é fundamental saber lidar com a aceitação de ser informada que o seu filho sofre com o autismo, e a criação de políticas públicas fará com que mães e pais não tenham que ir em busca de informações sobre o assunto sozinhos. “As crianças apresentam melhoras de até 80% a mais, se diagnosticado precocemente”, pontou Sabrina.

Quem quiser participar ou conhecer mais sobre o assunto, o grupo possui uma página do facebook www.facebook.com/TeAbraco/, e também atende pelo telefone (27) 997444969

Vanessa Pianca
27-99630-2728