Lei garante vacinação especial em casa e abrigos para pessoas com deficiência motora

Febre Amarela, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV, Meningocócica, Tetra Viral, pneumocócica 23-valente, difteria, tétano, estas são algumas das vacinas oferecidas pelo SUS quê, a partir de agora, em Cariacica, pessoas com deficiência motora incapacitante irão receber em casa, asseguradas pela lei n° 5.841/2018.

A legislação visa evitar que as pessoas que possuem algum tipo de dificuldade de locomoção fiquem à mercê das longas filas, promovendo sua cidadania. A Lei garante também a vacinação em asilos, fundações, casas de repouso ou outras entidades que possam, de forma adequada, organizar a aplicação das doses demandadas pelas pessoas ou grupos. O pedido para imunização diferenciada poderá ser solicitada por um indivíduo ou representante legal, cabendo a Secretaria de Saúde atestar as condições determinantes para ter acesso ao serviço.

Além das vacinas de rotina, as que forem disponibilizadas durante campanhas também devem ser aplicadas às pessoas com deficiência. A vacinação também será realizada, segundo o projeto, em asilos, casas de repouso e outras entidades do município de Cariacica, que possam oferecer um espaço adequado para aplicação de vacinas.

Para receber as vacinas os beneficiados precisarão comprovar que não possuem condições de deslocamento até os locais de vacinação oferecidos pelo município. Essa solicitação poderá ser feita pelos próprios ou pelos familiares.

Data de Publicação: sexta-feira, 04 de maio de 2018

BR 262 - Km 3,5 - s/nº - Campo Grande - CEP 29.140-052 - Cariacica/ES